7 Tipos de Públicos que Você Deve Conhecer!

Existem 7 tipos de Públicos por aí, que você não presta atenção, mas você deve conhecer eles, porque eles farão total diferença no sucesso da sua trajetória empreendedora! 

Pergunta rápida: quando eu falo em públicos, qual é a imagem que vem na sua cabeça? 

Provavelmente um amontoado de gente sem distinção não é mesmo?

Mas a verdade não é bem assim, apesar de pensarmos em públicos como um grande “aglomerado” de pessoas, existem diferentes tipos de grupos que fazem parte de uma organização (e também de um perfil no Instagram tá?). E é sobre isso que eu vou falar no post de hoje.

No conceito do autor Fábio França, os públicos são divididos em: 

  • Essenciais;
  • Não essenciais e
  • Públicos de Interferência. 

Dentro de cada um desses públicos existem subgrupos (ou públicos mais específicos) que dão características a cada um desses grupos maiores. 

Iremos ver com calma cada um desses grandes grupos e seus públicos.

Públicos Essenciais

Como o próprio nome já diz, é o público que é essencial para a organização. 

Sem ele, a empresa simplesmente não existe. 

Pensando em redes sociais (como por exemplo o Instagram), o dono do perfil/da empresa ou o criador de conteúdo é fundamental para que o perfil exista. Ele é um Público Essencial Constitutivo.

Públicos Não Essenciais

Os públicos não essenciais não estão ligados diretamente a organização, mas sim, a prestação de serviços. 

No caso do nosso exemplo do Instagram, se sua empresa ou você tenha alguém (de fora) que cuide da parte de Comunicação, Marketing, etc., você tem um Público Não Essencial de Consultoria, Divulgação e Promoção.

 Um exemplo real seria contratação da WMN! 

Dependendo do assunto que você aborda, ou da finalidade do perfil que você tem as Redes de Setores Sindicais e as Redes de Setores Comunitários podem fazer parte dos seus Públicos de Interesse.

Públicos de Interferência

Os públicos de interferência, podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente na imagem da organização.

Por isso, esse é um dos públicos que se deve ter mais cuidado ao lidar, pois – principalmente as redes de comunicação em massa – possuem forte influência na opinião pública.

Os concorrentes sempre irão existir.

Afinal, a não ser que você fale sobre um tema muito, mas muito específico mesmo, alguém provavelmente também vai estar falando dele.

Quando votamos ao nosso exemplo do Instagram, se o seu objetivo é ser conhecido por aqui (ou seja, virar uma criadora de conteúdo, ou influencer) a Rede de Comunicação em Massa (que não precisa ser enorme tá?!) pode ser sua melhor amiga para alcançar maiores públicos. Como disse anteriormente, ela tem o poder de persuadir a população e legitimar ou não alguém (feliz ou infelizmente)

Viu só como você pode estar em contato com todos esses tipos de públicos?

Só lembrando que: talvez você não tenha contato “direto” ou constante com todos esses públicos que eu citei, mas talvez em algum momento, você precise deles ou eles venham até você.

Por isso é bom ter em mente que sim, eles existem e é importante sim ter estratégias de comunicação e um bom relacionamento com eles!

Agora fica a pergunta: você realmente está dando atenção e criando estratégias de comunicação condizentes para todos eles?

Se você quer criar estratégias e ter uma comunicação eficaz com seus públicos, entre em contato conosco! 

Temos condições especiais para empreendedoras que buscam posicionar seu negócio no digital através de uma comunicação autêntica, criativa e original!

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email